sábado, 6 de julho de 2013

Conheça o melhor amigo do seu intestino

Sensível ao glúten ? Conheça o melhor amigo de seu intestino!

Quarta-feira, 3 de julho, 2013
Dra. Vikki Petersen



Você tem doença celíaca? Você tem, ou suspeita ter, sensibilidade ao glúten? Se assim for, é provável que você tenha um intestino permeável, secundário a essa condição. Infelizmente um intestino permeável torna possível o desenvolvimento de doenças autoimunes, obesidade e uma série de outras doenças degenerativas, incluindo o "fígado gordo".

Por isso, é muito importante  aprender quais as medidas que podemos tomar para curar o nosso intestino permeável.

Em um estudo publicado no "Journal of Nutrição Parenteral e Enteral" , um documento intitulado "microbiota intestinal, permeabilidade intestinal, inflamação induzida pela obesidade e lesão hepática" foi publicado em 2011. Os autores Frazier, DiBaise e McClain, todos MDs, procuraram entender mais sobre uma parte crítica do intestino delgado,  que tem efeitos de longo alcance sobre a saúde.

Especificamente o foco era sobre a microbiota do corpo, um grupo de 100 triliões de organismos com 100 vezes o número de genes possuído pelo corpo humano, responsável pela absorção de nutrientes, o balanço de energia (armazenamento e queima de calorias), e controle do peso corporal. Alterações nestemicrobioma também causam aumento da permeabilidade intestinal, um intestino permeável. O microbioma é tão fundamental para a saúde que muitos estão considerando-o um "órgão" em seu próprio direito.

O microbioma está alojado com trilhões de bactérias boas, mas aqueles com um sistema imunitário enfraquecido, muitas vezes em vez disso, alojam as bactérias ruins, amebas, parasitas e afins. O "crescimento excessivo" desses bandidos também podem desestabilizar o microbioma e impedi-lo de ter suas funções de promoção da saúde.

Na verdade, esses organismos "maus" criam um perfil inflamatório no intestino, favorecendo o aparecimento  da obesidade, da esteatose hepática,  doença cardíaca,  resistência à insulina e diabetes, para citar alguns. Num quadro de intestino permeável, estes organismos passam a circular na corrente sanguínea geral, criando estragos ao longo do corpo, muitas vezes sob a forma de doença autoimune.

O que você pode fazer para fortalecer seu microbioma, e assim curar sua permeabilidade intestinal?

Em primeiro lugar, se você tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, você está predisposto a ter permeabilidade intestinal, mas isso não significa que você está destinado a mantê-la para sempre.

Passos que você pode adotar:
1.      Certifique-se de ter eliminado todo glúten de sua dieta. Não faça trapaça e garanta que você não tenha deixado escapar qualquer contaminação por glúten sorrateiramente em sua dieta, de forma inadvertida.

2.     Considere eliminar produtos lácteos. Eles são pró-inflamatórias em seu próprio direito e tem um potencial irritante para o microbioma e intestino.

3.     A dieta americana padrão é carregada com alto teor de gordura e alto teor de frutose - isso foi encontrado por muitos pesquisadores como causa para o enfraquecimento do microbioma, portanto, é fundamental que você possa fazer essas mudanças em sua dieta também.

4.     A melhor coisa para comer como forma de sustentar sua população de probióticos são frutas e vegetais orgânicos.  Comer nove porções por dia é altamente recomendado.

5.    Tente descobrir se você é deficiente em todas as vitaminas e minerais importantes, como as do Complexo B, D, magnésio, zinco e cálcio.

6.      Tome um probiótico que seja de uma estirpe humana e tenha uma mistura de diversos organismos, tais como Lactobacillus bifidus, etc. Cada cápsula deve conter cerca de 20 mil milhões de organismos.

7.    Tente encontrar um médico que faça um teste para descobrir se você tem algum organismo inóspito em seu intestino. Este é um teste de fezes abrangente e avalia a presença de bactérias, amebas, parasitas, vermes, etc.  A maioria dos exames de fezes só olham para um par de parasitas, por isso certifique-se de que você obtenha um exame verdadeiramente abrangente.

8.     Obtenha avaliação do equilíbrio de suas boas bactérias em seu microbioma. O exame de fezes que eu uso  faz isso como parte do teste.

9.     Uma vez que você tenha limpado sua dieta, eliminado todas as bactérias ruins e esteja a apoiar as suas boas bactérias, considere obter um teste de laboratório para verificar se tem permeabilidade intestinal. Isso vai deixar você saber se seus esforços estão se mostrando bem sucedidos.


Dra. Vikki Petersen