sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Azia e refluxo, comum com o trigo!

Ontem, em refletindo sobre o porquê de tantas pessoas acham que é difícil culpar o trigo para os sintomas pré-diagnóstico, eu mencionei azia especificamente (vamos apenas dizer que eu já vi esse fenômeno em primeira mão).

Mas também é muito comum a experiência de azia após o diagnóstico (mesmo se você não tem isso em seus dias pré-sem glúten) ... e algumas pessoas parecem tão relutantes em responsabilizar seus sintomas em glúten pós-diagnóstico como eram pré-diagnóstico.

Como se vê, azia (se é oficialmente diagnosticado como refluxo ácido ou como doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE) é um sintoma muito comum de traço ingestão de glúten, tanto para as pessoas com doença celíaca e não-celíaca sensibilidade ao glúten . Isso ocorre independentemente de saber se você teve refluxo ou DRGE antes de você ir sem glúten.

Eu nunca tinha refluxo ou DRGE antes de ir sem glúten, mas sofreu terrivelmente com ele para o primeiro par de anos após minha mudança na dieta ... e facilmente teria qualificado para um diagnóstico e alguns medicamentos para tratar o problema.

Mas tentativa e erro (e um monte de kits de teste de glúten em casa) me mostrou o culpado foi o traço glúten. Depois que eu percebi o quão sensível eu estava ao glúten e limparam minha dieta, meu refluxo "magicamente" foi embora. Esses dias, ele só retorna se eu ficar mal glutened .

Aqui está mais algumas informações sobre o refluxo e DRGE em celíaca e sensibilidade ao glúten:

São os seus sintomas de DRGE Causada por glúten?
Eu realmente me pergunto quantas pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten são desnecessariamente a tomar medicamentos para o refluxo ou DRGE, quando eles iriam ficar muito mais alívio de eliminar fontes de rastreamento de glúten de suas dietas.

sábado, 17 de agosto de 2013

Glúten no ar !!!Cuidado!!


sábado, 17 de agosto de 2013

Posso ter sintomas de contaminação com a inalação de glúten que fica no ar ?

Por Jane Anderson  / Guia About.com


Pergunta: Posso ter sintomas com a inalação de glúten que fica no ar?
Resposta: Há de fato evidências de que isso é possível. 

Um estudo médico apoia a ideia de que é possível experimentar sintomas da doença celíaca por inalação de glúten, ao invés de comê-lo. Além disso, há indícios de que o glúten no ar pode causar sintomas. Assim, enquanto não foi comprovado que o glúten no ar pode causar problemas, se você tem doença celíaca e continua a ter sintomas, apesar de seguir uma dieta livre de glúten, faria sentido  procurar possíveis fontes de glúten no ar em seu ambiente.

Você pode se contaminar apenas com o cheiro do pão?

Um relatório médico, publicado no New England Journal of Medicine, em 1997, envolveu dois agricultores diagnosticados com doença celíaca sem resposta à dieta isenta de glúten (também conhecida como doença celíaca refratária ).

A cada dia, os dois passavam o tempo em um espaço fechado, alimentando seu gado com uma mistura de cevada, trigo e outros cereais que continham pelo menos 6% de partículas de poeira por peso. O relatório estima que os dois fazendeiros "estavam potencialmente expostos a mais de 150g de glúten contendo partículas de pó por dia, por  inalação e ingestão."

Para referência, é cerca de 15 mil vezes a quantidade de glúten considerado "muito" em uma base diária para uma pessoa com doença celíaca.

Ambos os agricultores sofriam de sintomas em curso, incluindo cólicas, inchaço, cansaço e diarréia. Um dos agricultores - aquele com os piores sintomas - teve total de atrofia das vilosidades, apesar de seguir a dieta livre de glúten. O outro, que também seguia uma dieta livre de glúten, mostrou dano intestinal menos grave.

Uma vez que os agricultores começaram a usar máscaras, seus sintomas melhoraram. O fazendeiro com o dano intestinal mais grave viu melhora em seu revestimento intestinal, e o outro agricultor teve resolução total do dano.

O que isso significa para outros celíacos?

A maioria de nós não são agricultores, nem estamos expostos a muito glúten a cada dia, seja a partir de glúten em alimentos "sem glúten" ou glúten no ar. No entanto, isso mostra que o glúten no ar pode ter um efeito e causar sintomas.

Para os não-agricultores, não existem quaisquer estudos médicos que mostrem que o glúten no ar pode ser um problema. No entanto, as evidências sugerem que você pode se contaminar com  farinha de trigo no ar, ou em uma cozinha privada ou até mesmo perto de uma loja de padaria de supermercado. Isso já aconteceu comigo mais vezes do que posso contar, e isso aconteceu com frequência para celíacos e amigos com intolerância ao glúten. Você não tem que ser super-sensível, qualquer um pode ter essa reação.

Ração com glúten para animais pode representar um problema em potencial, de acordo com os médicos que escreveram o relatório médico sobre glúten no ar. A ração mais seca contém glúten, e quando você coloca para fora da embalagem, é possível inalar um pouco. Além disso, alguns produtos de uso doméstico, em pó, tais como o composto para parede de alvenaria, contêm glúten, e trabalhar com estes pode causar uma reação. Eu tive reações ruins com a poeira do "drywall" (Nota: ela se refere a materiais usados nos Estados Unidos - no Brasil ainda não há relatos de materiais de construção contendo glúten - apenas algumas colas para papel de parede podem ter base de trigo).

Como Evitar o glúten no ar

Para evitar o glúten no ar, você precisa saber onde ele ocorre. Aqui estão algumas sugestões, tanto de minha própria experiência e a de outros educadores celíacos:

Nunca use farinha de trigo na cozinha. Não trabalhe com farinha de trigo, não deixe ninguém trabalhar com a farinha em sua cozinha, e não visite  amigos e familiares em suas cozinhas enquanto eles estão trabalhando com farinha de trigo.

Mude a ração de seu animal de estimação para ração sem glúten . É teoricamente possível que você evite que poeira se: a) alguém alimentar o seu animal de estimação para você, e b) manter a comida e a tigela do lado de fora de sua casa. Mas se você tem uma estreita relação com seu animal de estimação, você vai ficar melhor se mudar de qualquer maneira, uma vez que você vai, inevitavelmente, ser exposto ao glúten.

Tenha cuidado ao redor de padarias. Algumas delas parecem tranquilas  para mim, enquanto outras me adoecem cada vez que passo perto. Acho que a diferença pode estar nos sistemas de ventilação. Se você pode sentir o cheiro do pão e biscoitos, você pode estar arriscando uma reação no ar.

Considere o uso de uma máscara facial em determinadas situações. Eu não tive muita sorte com uma máscara de rosto quando eu tentei usá-lo para evitar a poeira drywall. Eu ainda tenho uma reação - ela apenas levou mais tempo. Mas para exposições curtas, pode fazer a diferença. 

Nem todo mundo precisa de tomar todas essas precauções: se você não é particularmente sensível à contaminação cruzada por  glúten, você pode ficar bem na maioria ou em todas essas situações. Mas se você achar que você ainda está tendo sintomas inexplicáveis, mesmo que você siga a dieta livre de glúten de forma muito rigorosa, você pode querer verificar o seu ambiente, bem como o seu alimento.

Fonte: Kasim S. et al. Nonresponsive Celiac Disease Due to Inhaled Gluten. New England Journal of Medicine 2007; 356:2548-2549.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Alergia Alimentar e dor nas articulações


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Alergia Alimentar e dor nas articulações - Há uma conexão?

Dr Osborne - www.glutenfreesociety.org

Geralmente os médicos especializados no tratamento de artrite, dores nas articulações e as doenças autoimunes que afetam o sistema músculo-esquelético, nem sequer consideram a dieta como um fator importante para o desenvolvimento destas condições.

Tradução : Google / Adaptação Raquel Benati

Eu estava formalmente treinado em reumatologia no Hospital VA, em Houston, TX, e posso dizer que a dieta nutricional e recomendações sobre isso aos pacientes foram desencorajadas e, na maioria dos casos, desaprovadas pelos nossos médicos-assistentes. Na verdade, foi essa experiência que me levou a aprofundar a ligação entre a doença autoimune e comida.
Nos últimos 10 anos, tenho tratado milhares de pacientes com doenças artríticas. As terapias mais eficazes individuais foram sempre de dieta e o exercício. O paradoxo com o exercício ... É mais difícil se ater a ele se inflama a artrite. O problema com a comida ... todo mundo reage com base unicamente em sua própria química única. Se as drogas podem direcionar a inflamação como um tratamento, por que não pode o alimento? Afinal, não é o alimento um tipo de  medicamento?
Eu descobri que a pesquisa médica apoia muito essa conexão, mas o mais importante, eu descobri que os pacientes melhoram depois de eliminar alimentos inflamatórios de suas dietas. Por uma questão de fato, uma das maneiras mais rápidas para esses pacientes  se sentirem melhor é a realização de um jejum ou uma dieta líquida. Quais os alimentos que devemos evitar para ajudar a recuperar a partir da artrite? Depende da pessoa. Cada um é único.

O problema com medicamentos para a dor

As drogas apenas  mascaram a inflamação, não corrigem a causa. Muitos analgésicos também causam deficiências vitamínicas e minerais. Este efeito colateral pode impedir a cura a longo prazo. Por exemplo, AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais) podem causar deficiência de ácido fólico e vitamina C. Ambas as vitaminas são cruciais para o organismo ser capaz de reparar a cartilagem danificada, as articulações, os tendões e os ligamentos. Consulte o diagrama abaixo:
Formas de artrite que tem benefícios com mudanças na dieta:
Osteoartrite
Artrite reumatóide
Espondilite anquilosante
Lúpus
spondyloarthritis
psoriática
artrite reativa
Fibromialgia
Esclerodermia
Myofascitis
Dermatomiosite

Alimentos comuns associados com dor nas articulações

Na minha experiência clínica, a seguinte lista de alimentos comumente contribuem para a artrite . A lista não é exaustiva.
Cereais (incluindo todos os grãos de trigo, cevada, centeio, aveia, milho, arroz, milho, sorgo, etc)
Lectinas (encontrada  nos feijões/leguminosas)
Solanáceas (batata, berinjela, tomate, pimentão, tabaco)
Gorduras hidrogenadas (presente em um monte de alimentos processados)
Açúcar (em todas as formas processadas)
Café e chá
Soja
Amendoins

Alimentos que podem ajudar a reduzir a inflamação

Fiz  uma lista de alguns alimentos anti-inflamatórios:
Abacaxi - abacaxi contém uma série de anti-inflamatórios muito potentes enzimas que ajudam o corpo a se curar. Ao escolher esse alimento certifique-se de comprá-lo fresco. As enzimas naturais não estão presentes no abacaxi enlatado. Certifique-se de comprar orgânicos. Pesticidas químicos podem reduzir o valor nutritivo dos alimentos e contribuir para a doença crônica.
Berries - morangos, framboesas, bagas azuis, açaí, amora contém poderosos fitonutrientes antioxidantes que ajudam o corpo a controlar a inflamação e melhorar a capacidade do sistema imunológico para ajudar na cura. Certifique-se de que você está comprando orgânicos para evitar resíduos químicos e pesticidas.
Green Tea - chá verde contém vários tipos de flavonóides e polifenóis que agem como antioxidantes. O chá verde ajuda o corpo a desintoxicar compostos tóxicos. Esse processo ajuda a proteger as células do DNA dos danos dos radicais livres. Bebida 2-3 copos de chá por dia para conseguir um efeito terapêutico.
Curcuma - é um tempero natural comumente utilizado na culinária oriental. Ele contém um composto anti-inflamatório muito poderoso chamado curcumina. O uso liberal desse tempero na culinária pode ser de grande benefício para aqueles com dor crônica. Os efeitos da curcumina como anti-inflamatório e redutor da dor foram bem estudados, tornando este composto natural uma das naturezas mais fortes ajudas para a dor.
Alho - Este poderoso vegetal fornece compostos anti-inflamatórios fortes. O alho tem sido amplamente pesquisado ​​para ajudar a baixar a pressão arterial, o colesterol, reduzir o risco de câncer e melhorar o fluxo linfático. Usando alho à vontade quando cozinhar irá fornecer ao seu corpo com grande benefício.
Gengibre - O gengibre é uma raiz que tem sido tradicionalmente usada para ajudar a aliviar a náusea, indigestão e irregularidades cardíacas. Tem sido bem investigada e é um potente anti-inflamatório. Ele funciona através do bloqueio da enzima ciclo-oxigenase (COX). Este é o mesmo mecanismo de ação como comumente prescritos nos medicamentos para a dor.
Peixes de água fria - Esse tipo de peixe é rico em ácidos graxos ômega 3. Nova pesquisa mostra que o uso de EPA e DHA (compostos naturais encontrados em peixes) reduz a dor e a inflamação de forma mais eficaz do que prescritos analgésicos AINE. Mas cuidado - por causa de águas poluídas, estes peixes podem ser ricos em metais tóxicos como o mercúrio. 
Água - 66% do seu corpo é composto de água. Mesmo um baixo grau de desidratação crônica pode contribuir para um metabolismo lento e trazer um certo número de problemas. Falta de água contribui para o espasmo muscular crônico e o aumento da viscosidade sanguínea. Ambos contribuem para a má cicatrização e inflamação. Como regra geral, você deve beber água o suficiente para você  urinar pelo menos 3-4 vezes por dia.
Anos atrás, Hipócrates, o "pai da medicina moderna", disse, "Deixe o alimento ser sua medicina e deixe medicina ser seu alimento."
A medicina moderna hoje nos quer  fazer crer que as pílulas com produtos químicos devem ser o seu medicamento. Não subestime o poder dos alimentos para ajudá-lo a se curar.
Dr. Peter Osborne

http://dietasemgluten.blogspot.com.br/2013/07/alergia-alimentar-e-dor-nas.html