segunda-feira, 12 de maio de 2014

Relação entre seu peso e a Doença Celíaca

Será que o peso se correlaciona com doença celíaca
e sensibilidade ao glúten?
Quando a doença celíaca foi descrita originalmente, uma de suas marcas clássicas era o extremo baixo peso. Junto com diarreia, dor e inchaço digestivo, a perda de peso severa foi entendida como o sintoma "sempre" presente. Avançando mais de 100 anos, as coisas mudaram. Não só muitos celíacos estão acima do peso, mas também aqueles com sensibilidade ao glúten estão nessa categoria.
Infelizmente, muitas vezes os médicos deixam de diagnosticar pessoas nessas condições ao longo da vida por causa do status de peso do paciente. Presos na definição histórica desatualizada, esses médicos perderam a "cara" atual da celíaca e sensibilidade ao glúten - uma pessoa pode ter qualquer peso, e eles muitas vezes têm sobrepeso.
Falamos muitas vezes da permeabilidade intestinal, ou aumento da permeabilidade intestinal, encontrada no intestino delgado. Esta situação é vista mais frequentemente em pessoas com intolerância ao glúten, que geneticamente apresentam uma proteína só presente no organismo dos seres humanos, chamada zonulina. A Zonulina foi descoberta pelo Dr. Alessio Fasano e sua equipe.
Por que os seres humanos tem permeabilidade intestinal ?
A molécula zonulina determina a abertura e o fechamento das "portas" do intestino delgado. Com uma superfície de mais de 3.000 metros quadrados, isso envolve um monte de portas! O aumento da zonulina representa um aumento da permeabilidade intestinal.
Quando um teste de laboratório foi feito em ratos altamente predispostos a desenvolver diabetes tipo 1, dois terços deles nunca desenvolveram a doença quando eles receberam uma droga que inibia a zonulina. Eu sei que você vai perguntar, então aqui está a resposta: A droga ainda não existe para os seres humanos que executam essa função. Ela está sendo trabalhada, junto com um teste para zonulina, pelo Dr. Fasano.
A permeabilidade intestinal define-nos para obesidade
Qual é o link entre intestino permeável e obesidade? Continue a ler ...
Um estudo publicado no último outono em Nutrition Research intitulado "Os mecanismos potenciais para o link emergente entre obesidade e aumento da permeabilidade intestinal" por TF Teixeira, encontrou uma ligação que poderia muito bem explicar o problema da obesidade tão comumente visto.
Aqueles com uma intolerância ao glúten não só tendem a ter um intestino permeável devido à conexão zonulina acima mencionada, mas eles também têm o sistema imunológico debilitado devido ao constante ataque do glúten. O sistema imunitário enfraquecido, predominantemente alojado no intestino delgado, é assim menos capaz de defender o corpo contra os ataques normais de bactérias, amebas, parasitas e similares. Por que eu chamo a presença destes organismos de "normal"? Porque é. Agora, não é normal que esses organismos ganhem uma posição de destaque no intestino e procriem lá, mas a sua presença é um subproduto normal da ingestão de alimentos, colocar os dedos na boca, etc. O ponto é que um sistema imunológico saudável vai matá-los facilmente, já um sistema imunológico não-saudável é incapaz de fazer seu trabalho. O resultado é um intestino completo de endotoxinas (toxinas liberadas dentro das bactérias, quando elas se desintegram) ou outros organismos inóspitos.
Bactérias Boas X Ruins - Quem está ganhando em seu intestino?
Estes organismos ruins lutam contra os bons. As boas bactérias no intestino - o chamado microbioma literalmente tem uma população que excede o número de células no corpo humano por 10 vezes. Os genes associados a esta população, excedem os do corpo humano por 100 vezes. Estamos falando de uma parte do corpo humano, muito subestimada, que está sendo vista como influente o suficiente para ser considerada um "órgão" em seu próprio direito.
Pesquisas recentes revelam que, quando este "órgão" está sobrecarregado com toxinas no intestino, a sua composição muda tanto quanto o equilíbrio de certos organismos (probióticos), assim como sua capacidade de absorver nutrientes e gastar energia (queimar calorias). O resultado não é apenas ganho de peso, mas aumento do colesterol, triglicérides e resistência à insulina - essa última leva ao diabetes, doenças cardíacas e obesidade.
Permeabilidade intestinal também se pensa ser influenciada por um elevado teor de gordura e frutose, além de certas deficiências nutricionais, tais como o zinco.
Outro estudo do Journal of Nutrição Parenteral e Enteral intitulado "Microbiota e Permeabilidade Intestinal - Obesidade Induzida por inflamação e lesão hepática" encontrado os mesmos dados.
Eles descobriram que a ingestão de uma dieta pobre (alto teor de gordura, alto teor de frutose) podem afetar o microbioma em tão pouco tempo como um ou dois dias - o resultado é a obesidade, doenças cardíacas e obesidade.
Como criamos um Intestino feliz
Vejamos como podemos manter o nosso microbioma feliz:
1. Descubra se você tem uma intolerância ao glúten ou produtos lácteos e evite esses alimentos.
2. Evite o excesso de gorduras ruins, incluindo fast food, gorduras trans, pré-processados, alimentos pré-embalados, etc
3. Evite excesso de frutose/açúcar . Eu não estou falando sobre a frutose natural em frutas, é claro, mas aquele excesso de frutose/açúcar usado como adoçante, especialmente a frutose de milho (muito presente na dieta americana).
4. Se você puder, faça teste para identificar a presença de quaisquer organismos inóspitos que tenham obtido uma posição de destaque no seu sistema. Este mesmo teste irá avaliar a saúde do seu microbioma.
5. Outro teste que é bom, para ver se você está no caminho certo, é para verificar um intestino permeável.
6. Coma nove porções de legumes e frutas orgânicas por dia . Estes são, naturalmente, a cura e são prebióticos, o que significa que eles dão força e alimento para sua população probiótica.
7. Certifique-se de que você não tem deficiência das principais vitaminas e minerais, como as do complexo B, vitamina D, zinco, magnésio, cálcio, etc
8. Para tomar probióticos, aqui estão algumas coisas para manter em mente:
a. Use uma cepa humana.
b. Obtenha uma combinação de organismos tais como acidophilus, bifidus, etc.
c. Obtenha probióticos que estejam livres de todos os laticínios.
d. Às vezes, se você tem uma infecção no intestino, você pode sentir-se pior com probióticos. Se isso ocorrer, pare de tomá-los, é claro, mas perceba que você deve olhar para a etapa 4 acima.
9. Não faça trapaça em sua dieta. Sinto muito, mas indo "bem" de segunda a sexta-feira e enlouquecendo nos fins de semana não vai adiantar se você quer ser saudável. E se a sua saúde já está comprometida, se enganar simplesmente não vale a pena pois as consequências são perigosas.
O microbioma pode mudar em questão de um dia ou dois, quando você tem uma dieta pobre, lembre-se disso. Ele, aparentemente, não é muito tolerante com más escolhas, infelizmente!
Espero que vocês tenham achado esse artigo útil. É interessante o quanto estamos descobrindo que a saúde do intestino determina muito sobre a nossa saúde ou tendência para a doença. E é também bastante revelador o quanto o glúten pode ser culpado quando estamos tentando otimizar a função do intestino delgado e do seu sistema imunológico.